Para facilitar um pouco a vida das noivinhas, ai vai a lista das Igrejas Católicas na Ilha do Governador:
Fonte: guiailhadogovernador
E não se esqueçam de agendar logo a data do casório, pois algumas igrejas já estão ocultadas até o final do ano, pelo menos os sábados!
Agora conheça mais algumas das 3 Igrejas mais conhecidas da Ilha!
Igreja da Sagrada Família
A Igreja da Sagrada Família, ou para muitos “a Igreja do Morro do Ouro” foi construída por iniciativa dos moradores da Ribeira e Zumbi, uma vez que estavam muito afastados da Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, na Freguesia. O terreno, parte das terras de Fernandes da Fonseca, foi doado em 1910 e em agosto de 1913 era inaugurada a igreja.
Embora houvesse uma ladeira bastante íngreme ao lado da atual Escola Cuba, em 1929 foi construída uma escadaria para que os fieis tivessem um melhor acesso. Parte desta escadaria não existe mais, sendo o acesso feito atualmente pela rua Morro do Ouro, paralela a Rua Paramopama.
Igreja Nossa Senhora da Conceição
A Igreja Nossa Senhora da Conceição, que fica localizada na Praia da Bica, no Jardim Guanabara, figura como uma das construções mais antigas do bairro.
Conforme informações contidas no site Enviado do meu iPhone
Igreja Nossa Senhora D’Ajuda
A paróquia de Nossa Senhora da Ajuda foi criada em 1710 pelo Bispo do Rio de Janeiro, D. Francisco de S. Jerônimo.
Esta primeira igreja posteriormente foi incorporada ao cemitério local, sendo então construída pelo Padre Pedro Nunes Garcia, no local da atual, um outro templo que embora inaugurado em 23 de dezembro de 1743, foi concluído somente em 1754.
Uma ampliação na parte posterior do prédio foi incorporada em 1811. Em 1871 um incêndio destruiu quase que totalmente a igreja, restando de pé apenas as paredes externas. A reconstrução levou quase dois anos, terminando em 1900, aproveitando-se a estrutura original.
Com a construção de uma igreja maior, localizada do lado esquerdo da antiga (ou seja: a direita da foto) em 1976, as atividades litúrgicas passaram para o novo prédio. No entanto algumas celebrações ainda são realizadas na igreja antiga.
O cemitério que se localizava à direita da foto, funcionou no local até janeiro de 1904, quando foi transferido para o bairro da Cacuia.
A esquerda da igreja fica um pequeno adro e sobre este o campanário, de fácil acesso pela parte externa. Na década de 50, por algumas vezes, vindo dos bailes do Jequiá, um grupo de rapazes fazia tocar o sino, lá pelas 5 da manhã, acordando os atônitos moradores da vizinhança.
Fotos: portalilhacarioca
Nenhum comentário:
Postar um comentário